COMPOSIÇÃO E RIQUEZA DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM ÁREAS DE BORDAS E NO INTERIOR DE MATA FRAGMENTADA DE ECOSSISTEMA DE TRANSIÇÃO EM SIMÃO DIAS (SE)
Palavras-chave:
Formigas. Armadilha do tipo pitfall. Fragmentos. Borda.Resumo
Os ecossistemas de transição têm profundos efeitos sobre a dinâmica de espécies e comunidades em paisagens modificadas. Com a amplificação das taxas de desmatamento e fragmentação de floresta, muitas espécies estão expostas a estes habitats de borda. A maior exposição às bordas influencia o movimento de indivíduos através da paisagem, a interação entre espécies, a estrutura trófica da comunidade e os fluxos de recursos entre habitats. Nesse sentido, as formigas são fortemente associadas à vegetação e respondem rapidamente às variações ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a diferença na composição e riqueza de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em áreas de bordas e interior de mata fragmentada de um ecossistema de transição no município de Simão Dias (SE). Para isso, foram realizadas coletas em três momentos distintos (dezembro/16, janeiro e fevereiro/17). O procedimento metodológico de coleta foi através de armadilhas pitfall, que foram distribuídas em dois diferentes ambientes: (1) área de borda; e (2) interior da mata fragmentada. Foram coletado um total de 439 formigas, distribuídas em 6 subfamílias, 22 gêneros e 27 morfoespécies. Desta forma, os resultados permitem concluir que as áreas de bordas apresentaram maior riqueza e exclusividade de espécies quando comparada às áreas do interior da mata, desses ecossistemas estudados.
PALAVRAS-CHAVE: Formigas. Armadilha do tipo pitfall. Fragmentos. Borda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).
A Revista Encontros adota a licença sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional.