RASTREIA-TE A TI MESMO

SELF-TRACKING E A GESTÃO DO CORPO SAUDÁVEL EM CONTEXTOS DE RISCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n18p224-249

Resumo

Vivemos em contexto biopolítico em que somos atravessados o tempo todo por riscos eminentes, o que caracteriza uma sociedade do risco. Essa dinâmica inaugura uma experiência de vida pautada na vigilância, não mais do Estado ou das instituições totais, mas de cada pessoa que é empreendedora de si mesma, ou seja, responsável e responsabilizada pelos riscos que está disposta a correr e em que condições. Isso inaugura uma vivência em que novos dispositivos tecnológicos, como os smartphones e smartwatches, passam a interferir nas formas de viver e experienciar o mundo, sobretudo no que diz respeito à própria saúde, agora pautada também em práticas de self-tracking ou automonitoramento. Dito isso, o objetivo desse trabalho é analisar, por meio das análises das práticas discursivas e produção de sentido, os repertórios sobre o corpo saudável nas páginas do aplicativo Saúde e do Apple Watch da marca Apple e como estes estimulam as pessoas a gerir seus corpos e riscos por meio de uma chave de ação neoliberal em que cada pessoa é responsável rastrear o próprio corpo e então tomar decisões que as deixe ou mantenha saudável. O que se conclui é que novas configurações de saúde ligadas às tecnologias são diretamente pautadas pela lógica dos riscos e do consumo, produzindo assim novas demandas corporais, novas práticas biopolíticas e novos parâmetros para refletir sobre a corporeidade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martins dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Professora Adjunta do Curso de Relações Públicas da FIC-UFG.

Mayllon Lyggon de Sousa Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

15-02-2022

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS, Flávia; LYGGON DE SOUSA OLIVEIRA, Mayllon. RASTREIA-TE A TI MESMO: SELF-TRACKING E A GESTÃO DO CORPO SAUDÁVEL EM CONTEXTOS DE RISCO. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 18, p. 224–249, 2022. DOI: 10.21665/2318-3888.v9n18p224-249. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/16827. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Nossos Corpos de Todos os Dias" (Parte 02)