O CONHECIMENTO POR MEIO DE PESQUISAS COM IMAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n20p15-38

Resumo

Este artigo apresenta o percurso de quatro pesquisas realizadas a partir do diálogo com imagens fotográficas, realizadas por discentes e uma docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás. A apresentação das quatro pesquisas tem o objetivo de colocar em questão possibilidades de reflexão “com” imagens, em específico, fotografias, a fim de percebê-las além do seu conteúdo visual de modo isolado, mas ver o circuito de relações que travam no ambiente cultural e social, sendo acessadas por diferentes “portas de entrada”, ou seja, seus modos de produção, circulação e sua audiência. Conclui-se a potência destas maneiras de acesso e possibilidades de pesquisa em que a imagem não tem um significado pronto e encerrado em si mesma. Em contrapartida, as imagens estão permanentemente abertas a diferentes olhares, gerando um conhecimento que vai além da perspectiva representacional.

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Biografia do Autor

Ana Rita Vidica Fernandes, Universidade Federal de Goiás / Docente

Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris / PDSE-CAPES), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia contemporânea, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplada pela Bolsa de Apoio à produção artística no Brasil, da FUNARTE. Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), é vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e participa do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades ambos vinculados à UFG.

Karine do Prado Ferreira Gomes, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Comunicação pela UFG, Mestre em Comunicação Social na linha de pesquisa Mídia e Cultura com pesquisa em Cibercultura e Movimentos Netativistas.(2015-2017) pela Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG). Possui MBA em Marketing e Inteligência Competitiva (2015-2016) pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG-GO) e Graduação em Comunicação Social com bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2009-2013). Compõe o quadro de professores do Centro Universiitário UniAraguaia (Unidade Bueno) nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (2018 - Atual) e também compõe o quadro de professores do MBA Marketing e Estratégia Digital da UniAraguaia. Foi professora Substituta da Universidade Federal de Goiás com locação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) para os cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas (2019 -2020). Tem experiência de mercado em Agência de Publicidade nas áreas de Criação, Redação, Atendimento, Mídia e Social Media. Já atuou na área de Marketing Empresarial, Assessoria de Comunicação e Fotografia. Participante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Publicidade e Propaganda EAD da Faculdade Araguaia e membro do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) vinculado a UFG.

Maurício Reis Araújo, Universidade Federal de Goiás / Programa de Pós-graduação em Comunicação

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente é professor de contrato temporário na Escola Estadual Dr. Belém, ministrando as disciplinas eletivas de Leitura e Interpretação e Leitura e Escrita.

Pollyanna de Oliveira Brito Melo, Universidade Federal de Goiás/ Programa de Pós-graduação em Comunicação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Mestre em Cultura Visual (2012) pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculada à linha de pesquisa História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem na área de concentração de Processos e Sistemas Visuais. Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pela Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás (2011). Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG Goiás) (2008). Fotógrafa (Canopus Escola de Fotografia). Atualmente é professora efetiva de Artes Visuais no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Campus Águas Lindas de Goiás.

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Publicado

13-02-2023

Como Citar

VIDICA FERNANDES, Ana Rita; DO PRADO FERREIRA GOMES, Karine; REIS ARAÚJO, Maurício; DE OLIVEIRA BRITO MELO, Pollyanna. O CONHECIMENTO POR MEIO DE PESQUISAS COM IMAGENS. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 10, n. 20, p. 15–38, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v10n20p15-38. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/18383. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: “A imagem e a disseminação do conhecimento em humanidades e artes"