MIGRAÇÃO, COMIDA E IDENTIDADE

EXPERIÊNCIAS DE DEKASSEGUIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p159-193

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica situada na interface entre Psicologia e Nutrição. A investigação, de abordagem qualitativa, teve por objetivo conhecer as histórias de imigração de famílias japonesas, as experiências de emigração de descendentes de japoneses como dekasseguis no Japão, as questões identitárias suscitadas por essas experiências e o retorno ao Brasil. Buscou-se conhecer as mudanças e a preservação de hábitos alimentares nas famílias dos entrevistados, a adaptação aos hábitos alimentares no Japão, a readaptação no retorno ao Brasil, assim como as memórias e os afetos vinculados à comida e à comensalidade. Foram entrevistados, por meio de videoconferência e com uso de roteiro semiestruturado, sete descendentes de japoneses que migraram ao Japão na condição de dekasseguis, de ambos os sexos, com idades entre 40 e 53 anos e com diferentes níveis de escolaridade. Alguns aspectos das histórias de imigração das famílias, suas experiências como dekasseguis no Japão e questões identitárias convergiram com a literatura encontrada. O aprendizado da língua, das tradições e dos valores, e os hábitos alimentares vivenciados no âmbito familiar, especialmente na convivência com os avós, foram relatados com afeto. A emigração como dekasseguis ocorreu por diferentes motivos, assim como foram distintas as experiências de adaptação ao modo de vida no Japão. Em relação à comida, apesar do estranhamento inicial, alguns sabores, hábitos e formas de preparo foram incorporados e se mantiveram no retorno ao Brasil, associados a momentos especiais vividos no Japão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Moraes da Silva Pessôa, Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuaria da USP,  cursando Nutrição na Faculdade de Saúde Pública da USP. Realizou Iniciação Científica no Instituto de Psicologia da USP (PIBIC/CNPq).

Lineu Norio Kohatsu, Instituto de Psicologia/USP

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre imigração e educação.

Downloads

Publicado

10-11-2023

Como Citar

MORAES DA SILVA PESSÔA, Bárbara; KOHATSU, Lineu Norio. MIGRAÇÃO, COMIDA E IDENTIDADE: EXPERIÊNCIAS DE DEKASSEGUIS. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 21, p. 159–193, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v11n21p159-193. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/18620. Acesso em: 22 dez. 2024.