VIVÊNCIAS COTIDIANAS DE ESTUDANTES GAYS E NÃO GAYS
MASCULINIDADES EM DISPUTA
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p61-79Resumo
O presente artigo visa apresentar o resultado da pesquisa de mestrado: “A construção da homossexualidade nos espaços escolares: vivências e descobertas” cujo objetivo foi compreender a construção das masculinidades por meio de narrativas e experiências no contexto escolar de estudantes gays e não gays. A metodologia utilizada foi a técnica Snowball (bola de neve), além da organização de um grupo focal e de entrevistas semiestruturadas. Com base nas narrativas produzidas por estudantes gays e não gays foi possível inferir que as expectativas em busca do “homem de verdade” inseridas nos núcleos sociais vivenciados por eles não são únicas, sendo então distintas de acordo com as perspectivas e experiências de cada sujeito com o seu ciclo social. A homossexualidade apareceu, nesse contexto, como uma masculinidade subordinada, maior desvio da masculinidade hegemônica, e constantemente apontada como forma de se relacionar que não deve ser exercida na escola. Também ficou visível no relato dos estudantes a importância dos ciclos de relações estabelecidas para o enfrentamento de situações de violência ou de implicações por exercerem masculinidades e sexualidades não-hegemônicas. Os estudantes homossexuais optam, dessa forma, por manterem vínculos afetivos próximos com outros sujeitos homossexuais, pois se sentem mais acolhidos e mais seguros, criando guetos homossexuais nas escolas.
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