REFLEXÕES SOBRE A POBREZA MENSTRUAL DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

  • Gabriela Bieger Reyes Universidade La Salle Canoas
  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Suzana Jung Universidade La Salle Canoas https://orcid.org/0000-0001-5871-3060

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p40-60

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a pobreza menstrual entre jovens em idade escolar e se justifica pela importância de jogar luzes sobre este tema bastante invisibilizado, na busca por condições menstruais dignas para jovens estudantes através do acesso às informações corretas sobre seus corpos. Trata-se de um estudo de cunho teórico, qualitativo, cujo aporte teórico advém dos Estudos de Gênero e da obra freireana e dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade e 5 - Igualdade de Gênero, bem como a apresentação da temática menstruação no currículo escolar brasileiro, além de identificação de discussões na área das políticas públicas de combate à pobreza menstrual. Relacionando os achados com os elementos presentes na obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e intersecções com os ODS, concluímos que a falta de informações precisas sobre a menstruação afeta significativamente a dignidade dos jovens estudantes. Além disso, há lacunas na inclusão da educação menstrual no currículo escolar brasileiro, o que ressalta o papel fundamental da educação básica na promoção da igualdade de gênero e na garantia de uma educação de qualidade. Garantir a dignidade menstrual de jovens em idade escolar não apenas promove a igualdade de gênero, mas também melhora a qualidade da educação. Portanto, é crucial implementar políticas públicas educacionais eficazes para combater a pobreza menstrual, pois isso contribui para o alcance dos ODS 4 e 5, criando um ambiente educacional equitativo para todas e todos.

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Biografia do Autor

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle Canoas

Pós-doutora em Estudos de Gênero (UCES – Argentina), graduada em Psicologia, mestra e doutora em Educação (UFRGS), professora universitária (Unilasalle – Câmpus Canoas), Líder do Grupo de Pesquisa ComGênero.

Hildegard Suzana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em educação e professora da Universidade La Salle, Canoas, RS; Coordenadora do PPG Educação da UNILASALLE, Canoas, RS.

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Publicado

10-11-2023

Como Citar

BIEGER REYES, Gabriela; REGINA QUARESMA DA SILVA, Denise; SUZANA JUNG, Hildegard. REFLEXÕES SOBRE A POBREZA MENSTRUAL DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 21, p. 40–60, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v11n21p40-60. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/19220. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação, Política e Gênero (Metas para cumprimento dos ODS-ONU-2030"