REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES-CONSUMO NA AMÉRICA LATINA SOBRE A ÓTICA DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Autores

  • Denio Santos Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Taís Antunes Paes Universidade Federal de Sergipe
  • Polyana Bittencourt Andrade Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v2n3p218-237

Resumo

A atividade turística relaciona-se, diante da sua complexidade, com elementos midiáticos que estimulam o consumo de determinados destinos e culturas. Os planejadores turísticos transformaram e continuam transformando cidades, a história, a memória e o patrimônio cultural material e imaterial de grupos sociais específicos, entendidos como elementos representativos das identidades, em atrativos turísticos, ou seja, em objetos de consumo. Tal fabricação possui como base de sustentação o planejamento turístico e a sua difusão se dá a partir das diferentes mídias utilizadas na promoção turística. Consumir as identidades-consumo é consumir simbolicamente o “outro” e tal prática gera “distinção” entre os grupos sociais, constrói imaginários e alimenta a “concorrência “inter-cidades” no mercado latino dos deslocamentos programados para fins turísticos. Neste sentido, os planejadores turísticos motivam os deslocamentos temporários por meio da possibilidade destes viajantes terem contato com outras culturas e conhecimentos, por meio do consumo simbólico dos elementos identitários do “outro”. É por meio do consumo simbólicos das representações identitárias de grupos sociais específicos que o turista ou visitante passa a identificar cidades e/ou países na promoção turística dos destinos. Considerando tais aspectos o presente estudo visa desenvolver reflexões sobre a relação entre o turismo, o turista e as identidades-consumo a partir de algumas observações sobre a promoção turística de algumas cidades latinas em sites de turismo aqui pesquisados. Observou-se, nos sites promocionais verificados, a representação de elementos considerados típicos de certos destinos turísticos como o Mariachi no México, a presença das comunidades guaranis na argentina, a exposição da gastronomia típica através dos Chivitos uruguaios, o Chorizo argentino, o Ceviche peruano, as Cachapas e as Arepas venezuelanas e as empanadas e o Charquicán do Chile, por exemplo. Entre os diversos aspectos identitários de uma localidade os planejadores turísticos acabam tornando representativos alguns deles passando a identificar as cidades e os seus residentes. Ciente de tais informações, o turista busca consumir “o que é do lugar”.

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Biografia do Autor

Denio Santos Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia. Professor do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Projeto de Pesquisa Turismo e Identidaes-Consumo: construções e usos dos atrativos turísticos na formação dos imaginários das cidades (CNPq/UFS).

Taís Antunes Paes, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Administração. Professora do Núcleo de Turismo da UFS. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Percepção ética dos gestores do setor turístico considerando as suas decisões gerenciais na cidade de Aracaju/SE

Polyana Bittencourt Andrade, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Sociais. Professora do Curso de Comunicação Social da UNIT.

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Publicado

10-12-2014

Como Citar

AZEVEDO, Denio Santos; PAES, Taís Antunes; ANDRADE, Polyana Bittencourt. REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES-CONSUMO NA AMÉRICA LATINA SOBRE A ÓTICA DA ATIVIDADE TURÍSTICA. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 2, n. 3, p. 218–237, 2014. DOI: 10.21665/2318-3888.v2n3p218-237. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/3054. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo