A ESCRITA BIOGRÁFICA: IMPASSES, TENSÕES E NOVAS PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n6p14-50Resumo
O presente trabalho é uma adaptação de um dos capítulos da nossa Dissertação de Mestrado, intitulada “Biografia e história: panteonização e iconoclastia em narrativas de Raimundo Magalhães Junior”, defendida no ano de 2015 junto ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP. Visto que a discussão sobre a temática biográfica se amplificou nos últimos anos, seria impraticável em um texto como um artigo explorar detalhadamente os avanços e recuos, os usos e desusos que o biografismo sofreu ao longo do tempo, em especial, nas últimas décadas. Sendo assim, decidimos elencar pontos que envolvem a discussão em torno do gênero biográfico a fim de tecermos algumas análises e considerações. Ainda assim, alertamos que apesar de considerarmos apenas algumas questões para o nosso debate, este será conduzido de maneira sucinta, comedida. O objetivo do artigo é discutir, em um primeiro momento, aspectos que envolvem a narrativa biográfica e a escrita da história, tomando como ponto de partida a discussão da questão do hibridismo que marca o biografismo, misto de história e de literatura, e tocando ainda na questão ética do ofício do biógrafo; em seguida, problematizamos o chamado retorno do gênero e a ideia de que fora abandonado pelos Annales; por fim, passamos a uma reflexão sobre as novas perspectivas para confecção de narrativas de vidas, que envolvem, entre outras possibilidades, o uso de uma hermenêutica do tempo, o conceito de biografemas cunhado por Roland Barthes, e ainda, a ideia de pluralização das identidades.
DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p14-50
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