UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ARTEMÍSIA GENTILESCHI (1593-1654) EM ESTUDOS DE CARÁTER BIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n6p139-168Resumo
Este trabalho propõe uma análise das representações de Artemísia Gentileschi (1593-1654) na historiografia da arte italiana recente, considerando, principalmente, os capítulos respectivamente intitulados: “Fino a qual segno giungessel’ingegno, e la mano d’una tal donna”: geografia e rango diArtemisiaGentileschi e Ritorno a Roma: 1620-1627, dos pesquisadores Roberto Contini e Francesco Solinas – os quais têm se dedicado ao estudo da vidobra da pintora nas últimas três décadas. Os capítulos estão publicados no catálogo referente à exposição ArtemisiaGentileschi:Storiadi una passione realizada em Milão (2011-2012). Tendo em vista o caráter biográfico dos estudos de Contini e Solinas, nosso objetivo é discutir como a trajetória de Artemísia é representada ao longo dos textos, problematizando também, em que medida as questões gênero, ilusão biográfica e redes de relações são preocupações apresentadas nos dois capítulos. Além disso, a partir da trajetória Artemisia Gentileschi o trabalho realiza uma investigação acerca da rede de relações construída pela pintora nas cortes e instituições nas quais atuou na primeira metade do século XVII. Problematizando as normas sociais e a cultura do período, o trabalho discute como Artemisia e outras mulheres artistas de seu tempo se inseriram e atuaram no mundo da produção artística. Enquanto as normas sociais do período tornavam difícil o aprendizado e a profissionalização das mulheres, em especial no campo da produção artística, ao mapearmos as fontes nos deparamos com uma atuação significativa das mulheres no mundo da criação. A partir das trajetórias que revelam a atuação feminina na produção artística, nos perguntamos que outras histórias podemos escrever: uma outra história da arte, da pintura e das mulheres, tendo em vista limites mais flexíveis para as fronteiras de gênero.
DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p139-168
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