POÉTICAS E POLÍTICAS DE TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO SOCIAL: MIGRAÇÕES RECENTES DE HAITIANOS E SENEGALESES NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC)
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v5n10p180-203Resumo
O presente artigo pretende propor uma reflexão acerca das migrações recentes como possibilidades poéticas e políticas de transformação do mundo social. O fenômeno migratório deste século XXI, a partir de uma pesquisa antropológica situada em Santa Catarina, é analisado por suas liminaridades, montagens e possibilidades de desencadear e suscitar transformações. O enfoque proposto, para além das precariedades e restrições de acesso a direitos que incidem sobre populações migrantes no contexto local, atenta para a positividade do processo migratório. Através desta perspectiva, construída a partir do trabalho etnográfico realizado junto a imigrantes e refugiados provenientes do Haiti e do Senegal, tornou-se possível compreender de maneira diversa os constantes deslocamentos e reelaborações de identidades e de modos de estar no mundo destes sujeitos, percebidos como mais fluídos e menos estáveis. As experiências cotidianas destes novos fluxos migratórios, deste modo, são tomadas como desencadeadoras de novos paradigmas de relações contra-hegemônicas. As migrações – tanto voluntárias quanto involuntárias (situação de refúgio) – assumem, sob este viés, uma dimensão política e poética performada e experienciada cotidianamente, que se expande através dos fluxos e movimentos, criando efeitos transformadores transnacionalmente. Assim, as populações migrantes desencadeiam, através de seus múltiplos deslocamentos, movimentos de transformação social, performando novas possibilidades éticas de resistências à ordem e às fronteiras estabelecidas e, que através de uma perspectiva que parte da universalidade do acesso aos direitos humanos, aponta para a criação e o desenvolvimento de uma ética de coabitação. Esperamos contribuir para iluminar positivamente os estudos sobre processos migratórios e desta maneira, seguir o exemplo proposto pelos sujeitos migrantes de transformar a realidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista Ambivalências todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.