ESCUTAR (O) NÃO HUMANO: MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE SONHAM NOSSOS SIGNOS LINGUÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v5n10p82-104Resumo
A linguística tem uma história profunda e um mito de origem moderno, e embora os linguistas prefiram tratar sua ancestralidade epistêmica como pré-história da disciplina, sem consequências para as preocupações atuais, conservam de seus precursores a atenção voltada à palavra e suas manifestações elementais (a letra, o som, o signo) e estruturadas (a frase, o texto, o código). A linguística não tira os olhos da palavra ao definir a si mesma como ciência, e distingue como propriamente linguístico apenas o que é do sistema de signos. Ao relacionar língua e ator social (como na sociolinguística), língua e contexto ideológico (como na análise do discurso) e língua e corpo/cérebro/mente (a psicolinguística, as neurociências cognitivas), a ciência da linguagem considera o segundo termo, por mais importante que seja na análise, parte de um domínio extralinguístico. No entanto, explicar qualquer fenômeno, em particular a explicação científica, é a reformulação da experiência realizada justamente na linguagem, o espaço relacional em que nós (um “nós” que também surge no processo de distinção) apontamos consensualmente para um mundo, trazendo-o para a experiência comum, e que depende, para a sua aceitação, do escutar do outro. Nossa tradição local, acadêmica, de considerar a linguagem como um sistema representacional (transmitida intersubjetivamente e armazenada individualmente), e o código linguístico como o fenômeno a ser explicado por uma teoria da linguagem, torna surdos a nós, linguistas, para o espaço interacional em que nos movemos, privando-nos de considerar, como preocupação legítima das ciências da linguagem, os processos coontogênicos humanos, não humanos e interespecíficos, como domínios linguísticos em seus próprios termos. Proponho, com a ajuda das abordagens sistêmicas e de pensadores de diversas áreas, dentro e fora da academia, ampliar o horizonte de preocupações (e, assim, a capacidade de escutar) dos cientistas da linguagem, para que inclua o espaço de relações ocupado e transformado, a todo instante, pela ação dos sistemas vivos e constituinte dos sistemas sociais.Downloads
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Publicado
17-02-2018
Como Citar
VIANNA, Beto. ESCUTAR (O) NÃO HUMANO: MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE SONHAM NOSSOS SIGNOS LINGUÍSTICOS. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 10, p. 82–104, 2018. DOI: 10.21665/2318-3888.v5n10p82-104. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/7635. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Socialidades Interespecíficas
Licença
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