“Eu fui para batalhar”

discursos emocionais na trajetória de um estudante universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v12n23p243

Palavras-chave:

Repúblicas estudantis. Emoções. Sexualidade. Batalha.

Resumo

Neste artigo, por meio do método da história de vida, analiso a trajetória de um estudante em duas repúblicas estudantis em Ouro Preto (MG). Mais especificamente, investigo os discursos emocionais presentes em sua narrativa e como estes se entrelaçam com as relações socioafetivas desses espaços, com uma atenção especial voltada ao período denominado “batalha”, uma espécie de ritual de passagem comum nesse contexto social. Nos relatos analisados, meu interlocutor evoca sentimentos como humilhação, medo, vergonha, felicidade e amizade, os quais foram abordados neste texto à luz da perspectiva contextualista da Antropologia das Emoções, assim como dos estudos de autoras(es) que dialogam com essa linha teórico-metodológica. Dessa forma, procuro sublinhar como tais emoções não apenas evidenciam, mas também participam das dinâmicas sociais marcadas por hierarquias e relações de poder, ao mesmo tempo em que indicam a forma como o estudante lida com sua sexualidade e com os demais moradores das repúblicas estudantis.

Submissão: 10 mai. 2024 ⊶ Aceite: 23 jun. 2024

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Biografia do Autor

Yuri Alexandre Estevão-Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa da CAPES

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Publicado

27-06-2024

Como Citar

ESTEVÃO-REZENDE, Yuri Alexandre. “Eu fui para batalhar”: discursos emocionais na trajetória de um estudante universitário. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 23, p. 243–265, 2024. DOI: 10.21665/2318-3888.v12n23p243. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/n23p243. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo