“Mes que un club”

o valor de uma celebridade futebolizada e as produtividades de sua dominação carismática nos campos ideológicos e de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v12n24p123

Palavras-chave:

Futebolização das juventudes. Rio Grande do Sul. Comunidade Valenciana. Marx. Weber.

Resumo

Este texto discute o valor e o tamanho de uma celebridade futebolística no cenário contemporâneo pós-moderno, analisando que importância jovens aficionados atribuem ao ícone no atual circuito mercantilizado e espetacularizado da modalidade. O estudo está baseado nas produtividades do fenômeno da futebolização e apresenta dados coletados no Rio Grande do Sul (Brasil), em 2023, e na Comunidade Valenciana (Espanha), em 2021. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários impressos e online aplicados com indivíduos na faixa etária entre 13 e 30 anos de idade, previamente identificados como futebolizados, além de observações participantes e entrevistas semiestruturadas. A análise desta investigação é feita a partir dos dados apresentados e dos discursos produzidos pelos jovens, tendo desdobramentos o conceito de dominação carismática de Weber, perpassando por discussões inspiradas no pensamento marxista, visando saber mais sobre a complexa ligação entre poder, classe e ideologia. Percebe-se que há situações ambíguas no futebol contemporâneo, que mesclam condições modernas e pós-modernas, sólidas e líquidas, individuais e coletivas.

Submissão: 13 ago. 2024 ⊶ Aceite: 10 out. 2024

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Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Sociologia (Universitat de València); Doutor em Educação (UFSM); mestre em Educação/Estudos Culturais (Ulbra); Licenciado em Educação Física (Ulbra); Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Carlos José Rodrigues, Universidade de Aveiro

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro; Diretor do Mestrado em Estudos Chineses; Coordenador do Centro de Estudos Asiáticos.

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Publicado

20-11-2024

Como Citar

KOCH, Rodrigo; RODRIGUES, Carlos José. “Mes que un club”: o valor de uma celebridade futebolizada e as produtividades de sua dominação carismática nos campos ideológicos e de poder. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 24, p. 123–147, 2024. DOI: 10.21665/2318-3888.v12n24p123. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/n24p123. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo