A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos

A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos

Autores

  • Jurema Lindote Botelho Peixoto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Flaviana Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lucília Santos da França Lopes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Cristiane Andrade Fernandes Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos– Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11683

Resumo

A concepção de inclusão, sob o ideal de uma escola para todos, deve considerar as diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Dentre esses, estão os surdos usuários da Língua de Sinais que ainda enfrentam muitas barreiras nos processos comunicativos, pois são minoria linguística numa sociedade de maioria ouvinte. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi produzir Atividades Orientadoras de Ensino com uso de vídeos abordando a matemática segundo uma abordagem bilíngue. A pesquisa é de cunho bibliográfico, envolvendo as etapas: 1) Metanálise de trabalhos que enfocaram o domínio do campo conceitual aditivo e multiplicativo por estudantes surdos; 2) Seleção de conteúdos para elaboração das atividades de ensino; 3) Produção de vídeos que inclui as fases de pré-produção, produção e pós-produção. A metanálise destacou a necessidade de abordar conceitos básicos da matemática para introdução de situações do campo aditivo e multiplicativo, por exemplo, contagem, agrupamento, base de contagem, sistemas de numeração, operações com números reais. Desse modo, será apresentada a atividade orientadora “História da Contagem”, seguida dos exemplos dos vídeos produzidos. A produção de atividades nesse formato poderá servir de modelo para o planejamento do professor na sala de aula no contexto inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia- UFBA, Mestre em Matemática pela UFBA, professora adjunta da área de Matemática do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática- PPGEM/UESC

Flaviana Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade estadual de Santa Cruz, Professora do programa de Pós graduação em Educção Matemática (PPGEM/UESC), Professora do Programa do Mestrado Profissional em matemática (PROFMAT/UESC), Doutora em educação: Currículo pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Lucília Santos da França Lopes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre e Linguística pela Universidade estadual do Sudoeste da Bahia, Professora auxiliar da área de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz

Cristiane Andrade Fernandes, Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos– Brasil

Mestre em educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Coordenadora do Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos– Brasil

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Peixoto, J. L. B., Silva, F. S., Lopes, L. S. da F., & Fernandes, C. A. (2019). A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 120–145. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11683
Loading...