A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11683Resumo
A concepção de inclusão, sob o ideal de uma escola para todos, deve considerar as diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Dentre esses, estão os surdos usuários da Língua de Sinais que ainda enfrentam muitas barreiras nos processos comunicativos, pois são minoria linguística numa sociedade de maioria ouvinte. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi produzir Atividades Orientadoras de Ensino com uso de vídeos abordando a matemática segundo uma abordagem bilíngue. A pesquisa é de cunho bibliográfico, envolvendo as etapas: 1) Metanálise de trabalhos que enfocaram o domínio do campo conceitual aditivo e multiplicativo por estudantes surdos; 2) Seleção de conteúdos para elaboração das atividades de ensino; 3) Produção de vídeos que inclui as fases de pré-produção, produção e pós-produção. A metanálise destacou a necessidade de abordar conceitos básicos da matemática para introdução de situações do campo aditivo e multiplicativo, por exemplo, contagem, agrupamento, base de contagem, sistemas de numeração, operações com números reais. Desse modo, será apresentada a atividade orientadora “História da Contagem”, seguida dos exemplos dos vídeos produzidos. A produção de atividades nesse formato poderá servir de modelo para o planejamento do professor na sala de aula no contexto inclusivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |