O Conhecimento de futuros professores de Matemática sobre o conceito de função e possíveis implicações para a prática docente

O Conhecimento de futuros professores de Matemática sobre o conceito de função e possíveis implicações para a prática docente

Autores

  • Fabíola Peixoto Cintra http://orcid.org/0000-0002-2336-7003
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho Departamento de Matemática UNESP - Ilha Solteira - SP

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11890

Resumo

O conhecimento dos professores, juntamente com as suas concepções e crenças, é uma importante variável no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática que ocorre em suas aulas, uma vez que o conhecimento do professor é a base para o ensino de um determinado conteúdo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa aqui apresentada foi investigar os conhecimentos dos futuros professores de Matemática sobre o conceito de Função e apontar suas possíveis implicações para a atividade docente sobre o ensino e a aprendizagem desse conceito. Para isso, tomando como base uma revisão histórica do desenvolvimento do conceito de função e uma revisão bibliográfica sobre o conhecimento dos professores sobre esse conceito, foi elaborado e aplicado um questionário para alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados obtidos revelam que, de modo geral, o conceito de função está sendo adequadamente estudado e aprendido por esses alunos, mas ainda existem obstáculos epistemológicos que necessitam ser superados para uma compreensão abrangente do conceito de função, ou seja, há algumas dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação ao conceito de função, em virtude da sua variedade de representações, levando aos obstáculos epistemológicos.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Peixoto Cintra, F., & Fernandes Balieiro Filho, I. (2019). O Conhecimento de futuros professores de Matemática sobre o conceito de função e possíveis implicações para a prática docente. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 48–70. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11890
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