Registros Gráfico e Algébrico em Atividades sobre Funções Quadráticas: um estudo por meio do aplicativo Geogebra em smartphones

Registros Gráfico e Algébrico em Atividades sobre Funções Quadráticas: um estudo por meio do aplicativo Geogebra em smartphones

Autores

  • Lisiane Cristina Amplatz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia Universidade Estadual do Paraná
  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14195

Resumo

Neste trabalho trazemos os resultados de uma investigação que teve como objetivo principal investigar as resoluções de estudantes do 1º ano do Ensino Médio mediante atividades de função quadrática, envolvendo a conversão entre os registros de representação simbólico algébrico e gráfico, com o uso do aplicativo GeoGebra em smartphones. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada a aplicação de quatro grupos de atividades a respeito do conceito de função quadrática, com o foco nas conversões entre os registros algébrico e gráfico, em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Para a resolução das atividades os estudantes foram organizados em duplas e utilizaram seus próprios smartphones. A organização/seleção das atividades e as análises das produções escritas dos estudantes ocorreram à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Ao final das análises, concluímos que os estudantes foram capazes de compreender a relação entre cada variável visual do gráfico com a sua correspondente unidade significativa da expressão algébrica, além do avanço nas notações e produções matemáticas escritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Universidade Estadual do Paraná

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) – Mestrado Acadêmico – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) – Mestrado e Doutorado – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

Amplatz, L. C., Garcia, W. F. D. G. ., & Rezende, V. (2021). Registros Gráfico e Algébrico em Atividades sobre Funções Quadráticas: um estudo por meio do aplicativo Geogebra em smartphones. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 66–86. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14195
Loading...