(DES)ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM INÍCIO DE DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.14813Resumo
Inúmeras pesquisas buscam compreender o processo de formação inicial docente e essas têm apontado que os cursos de licenciatura ainda apresentam diversos desafios a serem superados. Nesse sentido, esta pesquisa buscou investigar a (des)articulação entre os conhecimentos matemáticos e didáticos-pedagógicos a partir da percepção de professores em início da docência em matemática. Para tanto, realizou-se entrevistas semiestruturadas com seis egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG sobre as suas compreensões em relação a diversos aspectos referentes à sua formação inicial. Para analisar esses relatos utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e emergiram três discursos: “Divergências entre Escola e Universidade”; “Desarticulação entre conhecimentos matemáticos e didáticos-pedagógicos”; e “Aproximação com o campo escolar”. Nesse artigo será analisado o segundo discurso, através do qual foi possível perceber que para alcançar uma formação docente mais completa, não basta aproximar a Matemática acadêmica da Matemática escolar, também é preciso integrar o estudo dos conhecimentos didático-pedagógicos com o estudo dos conhecimentos matemáticos. Dessa forma, conclui-se que as disciplinas de conhecimentos específicos e didáticos são importantes para a constituição do docente, porém é importante que os cursos de formação inicial estabeleçam relações entre esses conhecimentos, superando as rupturas conceituais.
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