APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA PAUTADA NOS TRABALHOS EM GRUPO E NA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15106Resumo
Este artigo apresenta um recorte de atividades presentes na dissertação de Jacoby (2019), e tem como objetivo analisar as possíveis contribuições para aprendizagem significativa de Análise Combinatória a partir da realização de atividades em grupo, explorando a comunicação matemática. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em uma turma de 2º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Chapecó, SC, que iniciou com os alunos resolvendo, em pequenos grupos, situações-problema envolvendo conteúdos de Análise Combinatória utilizando apenas seus conhecimentos prévios, os princípios fundamentais da contagem, e na sequência houve, por parte da professora, a explanação desses conteúdos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que a coleta de dados ocorreu a partir de testes e questionário aplicados nos encontros, anotações em diário de bordo e material escrito pelos alunos. A análise dos dados realizada por meio de categorias textuais evidencia que esta proposta contribuiu de forma significativa para a aprendizagem de Análise Combinatória, pois os alunos apresentaram avanços na capacidade de resolver problemas de contagem. Além disso, os resultados obtidos sugerem que as discussões em grupos, com estímulo à argumentação, trouxeram contribuições para o desenvolvimento do pensamento combinatório.
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