POLINÔMIOS DE PADOVAN GENERALIZADOS

Autores

  • Renata Passos Machado Vieira Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-1966-7097
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
  • Paula Maria Machado Cruz Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19501

Resumo

Este trabalho realiza um estudo referente ao novo tipo de polinômios de Padovan generalizados em torno da sua distância. Nesse sentido, realiza-se uma investigação matemática desses polinômios, com base em sua definição apresentada nesta pesquisa. Dessa forma, são discutidas as respectivas matrizes geradoras e a função geradora desses números.

Palavras-chave: Função geradora; matriz geradora; polinômios de Padovan generalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Passos Machado Vieira, Universidade Federal do Ceará

Matemática

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Doutorado com ênfase no ensino de Matemática - UFC. Professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará - IFCE. Professor e Coordenador do Porgrama de Pós-graduação Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo IFCE). Membro do grupo de pesquisa do CNQP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PhD em Matemática. Professora Associada da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) com habilitação. Investigadora do Centro de Investigação CMAT-UTAD- Polo do CMAT da Universidade do Minho e também Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atualmente Membro do Conselho Geral da UTAD.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Vieira, R. P. M., Vieira Alves, F. R., & Catarino, P. M. M. C. (2024). POLINÔMIOS DE PADOVAN GENERALIZADOS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(1), 61–67. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19501