OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PESQUISAS CEARENSES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.19689Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) como fundamento teórico em pesquisas acadêmicas nos diferentes níveis da educação nacional, presentes nos trabalhos realizados no Ceará, no âmbito da graduação, especialização e pós-graduação. A pesquisa consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) respaldada em Briner e Denyer (2012), com critérios planejados, organizados e sistematizados. Foram analisados 22 trabalhos entre TCC, dissertações e Teses. No que se refere às unidades temáticas das pesquisas, foi possível perceber as potencialidades e contribuições diversificadas da TRRS, classificadas como: aprendizagens e/ou dificuldades dos estudantes da Educação Básica, Formação Inicial de professores de Matemática e pedagogos, formação continuada, práticas pedagógicas dos professores, proposta de abordagem didática e análise do livro didático. A diversidade de abordagens e perspectivas analisadas evidenciam a relevância e o potencial da TRRS como um recurso teórico e metodológico para aprimorar o ensino da Matemática. Espera-se que esses estudos e pesquisas continuem a avançar, aprofundando o conhecimento sobre a TRRS e suas aplicações, e contribuindo para um ensino de Matemática efetivo e significativo no campo da Educação Matemática.
Palavras-chave: Representações Semiótica; revisão sistemática; Ceará.
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