OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PESQUISAS CEARENSES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PESQUISAS CEARENSES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Mikaelle Barboza Cardoso IFCE
  • Marcilia Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Claudia Gouveia de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.19689

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) como fundamento teórico em pesquisas acadêmicas nos diferentes níveis da educação nacional, presentes nos trabalhos realizados no Ceará, no âmbito da graduação, especialização e pós-graduação. A pesquisa consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) respaldada em Briner e Denyer (2012), com critérios planejados, organizados e sistematizados. Foram analisados 22 trabalhos entre TCC, dissertações e Teses. No que se refere às unidades temáticas das pesquisas, foi possível perceber as potencialidades e contribuições diversificadas da TRRS, classificadas como: aprendizagens e/ou dificuldades dos estudantes da Educação Básica, Formação Inicial de professores de Matemática e pedagogos, formação continuada, práticas pedagógicas dos professores, proposta de abordagem didática e análise do livro didático. A diversidade de abordagens e perspectivas analisadas evidenciam a relevância e o potencial da TRRS como um recurso teórico e metodológico para aprimorar o ensino da Matemática. Espera-se que esses estudos e pesquisas continuem a avançar, aprofundando o conhecimento sobre a TRRS e suas aplicações, e contribuindo para um ensino de Matemática efetivo e significativo no campo da Educação Matemática. 

Palavras-chave: Representações Semiótica; revisão sistemática; Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, IFCE

Doutoranda em Educação (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rodovia BR 020, Km 303, s/n, Jubaia, Canindé, Ceará, Brasil, CEP: 62700-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9465-917X. E-mail: mikaelle.cardoso@ifce.edu.br.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação  Brasileira  pela  Universidade  Federal  do  Ceará  (2002).Professora,  adjunto  M  da  Universidade  Estadual  do Ceará, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação.  Endereço para correspondência:  Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Parangaba, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60741-000.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3378-772X. E-mail:  marcilia.barreto@uece.br.

Ana Claudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoraem Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: RuaSoares Bulcão, 1521. Apto 1004, São Gerardo, Fortaleza, Ceará, Brasil,CEP: 60-320-180.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Barboza Cardoso, M., Chagas Barreto, M., & Gouveia de Sousa, A. C. (2025). OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PESQUISAS CEARENSES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(2), 1–21. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.19689
Loading...