AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TEMPO DE ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE PROFESSORES

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TEMPO DE ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE PROFESSORES

Autores

  • Jonathas Bueno Hara PUC - Campinas
  • Mônica Piccione Gomes Rios PUC - Campinas

Resumo

Constitui objetivo geral desta pesquisa investigar os desafios da avaliação da aprendizagem de Matemática nos anos finais do ensino fundamental em tempo de ensino remoto na percepção de professores de uma escola pública estadual do município de Paulínia (SP). A pesquisa qualitativa, predominante neste estudo, não despreza os dados quantificáveis. A produção de material empírico deu-se por meio de narrativas escritas e orais de professores que lecionaram matemática nos anos finais do ensino fundamental, entre os anos de 2020 e 2021. O lócus da pesquisa foi uma escola pública estadual situada no município de Paulínia (SP). Os participantes da pesquisa foram cinco professores. A análise das narrativas revelou que os principais desafios da avaliação de aprendizagem de Matemática no período pandêmico foram a dificuldade de acesso às tecnologias e/ou internet, sobretudo, dos alunos; a baixa frequência dos alunos nas aulas remotas; a ausência de interação com professores e alunos. Nas narrativas dos professores, ficou evidente que as políticas públicas de avaliação do estado de São Paulo tiveram efeito no currículo e na avaliação, tendo em vista as orientações que receberam sobre os conteúdos e formas de avaliação ministrados, com vistas à melhoria dos resultados da escola.

Palavras-Chave: Políticas públicas em educação. Covid-19. Avaliação educacional.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

BUENO HARA, J., & Piccione Gomes Rios, M. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TEMPO DE ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE PROFESSORES. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 475–493. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/20015
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