IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE PROVA-ESCRITA-EM-FASES

IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE PROVA-ESCRITA-EM-FASES

Autores

  • Gabriel dos Santos e Silva Universidade Federal do Paraná
  • Amanda Ferreira de Lima Instituto Federal do Paraná
  • Jessica Aparecida Borssoi Zanquim Universidade Estadual de Londrina
  • Leticia Thais Keil Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20390

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão das impressões de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em serem avaliados por meio de Provas-Escritas-em-Fases. O instrumento possibilita aos alunos retomar suas produções em várias datas. A pesquisa é qualitativa e se baseia nos textos produzidos por 47 alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior. A análise é sustentada pelo referencial da Avaliação da Aprendizagem Escolar, baseando-se em autores que tratam dela como um processo a serviço do ensino e da aprendizagem em matemática. Destaca-se a importância das intervenções nas dinâmicas envolvendo a Prova-Escrita-em-Fases. Adicionalmente, ao "dar ouvidos" aos estudantes, a pesquisa revelou aspectos relevantes do instrumento, proporcionando uma perspectiva única dos participantes. Essa abordagem permitiu confirmar que aspectos importantes da Prova-Escrita-em-Fases são reconhecidos e valorizados por estudantes em diferentes níveis de ensino.

Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação da Aprendizagem Escolar. Prova-Escrita-em-Fases. Intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Vice-coordenador do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação. Foco de interesse em Educação Matemática e Avaliação da Aprendizagem Escolar.

Amanda Ferreira de Lima, Instituto Federal do Paraná

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Capanema. Atualmente atua como coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática. Doutora em Matemática, com título obtido pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2017), na área de Topologia Algébrica. Mestra em Matemática, na área de Topologia Algébrica, pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP/IBILCE - campus São José do Rio Preto (2013). Possui graduação em Bacharelado em Matemática Pura e em Licenciatura em Matemática.

Jessica Aparecida Borssoi Zanquim, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2022). É Mestranda no Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL (PECEM-UEL). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática realística, educação matemática, vaivém e avaliação didática. 

Leticia Thais Keil, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação Matemática pelo PPGECM da UFPR. Formada em Licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal do Paraná, campus Capanema.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Silva, G. dos S. e, Lima, A. F. de, Zanquim, J. A. B., & Keil, L. T. (2024). IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE PROVA-ESCRITA-EM-FASES. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 243–263. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20390
Loading...