LOGARITMOS E A TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES DE VESTIBULAR
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.21974Resumo
Este trabalho apresenta uma análise de nove questões que envolvem logaritmos do Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aplicadas entre os anos de 2018 e 2024, considerando os princípios da Teoria dos Três Mundos da Matemática para identificar as dimensões do pensamento matemático que poderiam ser exploradas nessas questões. A análise das questões mostra que seu potencial quanto às dimensões do pensamento matemático em alunos pode estar de forma predominante nos fluxos de pensamento relacionados ao Mundo Operacional Simbólico. Em alguns casos, podem estimular nos alunos processos cognitivos do Mundo Conceitual Corporificado, e em todas podemos ter passagens pelo Mundo Formal Axiomático.
Palavras-chave: Logaritmo; Teoria dos Três Mundos da Matemática; Pensamento Matemático; Educação Matemática; David Tall.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 GABRIEL RIBEIRO PADILHA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
| Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |