LOGARITMOS E A TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES DE VESTIBULAR

LOGARITMOS E A TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES DE VESTIBULAR

Autores

  • Gabriel Ribeiro Padilha UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.21974

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de nove questões que envolvem logaritmos do Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aplicadas entre os anos de 2018 e 2024, considerando os princípios da Teoria dos Três Mundos da Matemática para identificar as dimensões do pensamento matemático que poderiam ser exploradas nessas questões. A análise das questões mostra que seu potencial quanto às dimensões do pensamento matemático em alunos pode estar de forma predominante nos fluxos de pensamento relacionados ao Mundo Operacional Simbólico. Em alguns casos, podem estimular nos alunos processos cognitivos do Mundo Conceitual Corporificado, e em todas podemos ter passagens pelo Mundo Formal Axiomático. 

Palavras-chave: Logaritmo; Teoria dos Três Mundos da Matemática; Pensamento Matemático; Educação Matemática; David Tall.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

RIBEIRO PADILHA, G. (2025). LOGARITMOS E A TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES DE VESTIBULAR. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(2), 40–61. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.21974
Loading...