A RELAÇÃO ENTRE GESTOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ARTIGOS DE QUALIS A
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22148Resumo
Visando perceber as relações entre os gestos e a Matemática e compreender o gesto como um complemento da fala, apresentamos esse trabalho que tem por objetivo identificar como a utilização de gestos no ensino de Matemática é abordada em trabalhos científicos publicados em revistas de Qualis A. Ainda, realizamos uma análise de como o gesto é abordado quando relacionado à Geometria. Para isso, utilizamos os princípios da Revisão Sistemática de Literatura e buscamos em 91 revistas com Qualis A1, A2, A3 ou A4 da Plataforma Sucupira artigos que relacionassem o estudo dos gestos e a Matemática. Como resultado encontramos 11 trabalhos sendo que, cinco estão relacionados aos gestos de professores e seis aos gestos dos estudantes. Quanto aos que envolvem docentes apenas dois classificaram e analisaram os gestos realizados. Nos artigos referentes aos estudantes, apenas um citou os gestos e não os utilizou para análise. Do total, oito realizaram estudos a partir de conteúdos geométricos, nos quais percebemos que, independentemente do público, os gestos estavam relacionados diretamente com a fala ou foram utilizados para apontar os entes geométricos presentes no discurso. De maneira geral, os artigos mostraram que os gestos ajudam a externalizar conhecimentos dos professores ou estudantes.
Palavras-chave: Geometria. Gestos. Professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laura Tiemme de Castro, José Carlos Pinto Leivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
| Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |