A RELAÇÃO ENTRE GESTOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ARTIGOS DE QUALIS A

A RELAÇÃO ENTRE GESTOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ARTIGOS DE QUALIS A

Autores

  • Laura Tiemme de Castro Universidade Franciscana
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22148

Resumo

Visando perceber as relações entre os gestos e a Matemática e compreender o gesto como um complemento da fala, apresentamos esse trabalho que tem por objetivo identificar como a utilização de gestos no ensino de Matemática é abordada em trabalhos científicos publicados em revistas de Qualis A. Ainda, realizamos uma análise de como o gesto é abordado quando relacionado à Geometria. Para isso, utilizamos os princípios da Revisão Sistemática de Literatura e buscamos em 91 revistas com Qualis A1, A2, A3 ou A4 da Plataforma Sucupira artigos que relacionassem o estudo dos gestos e a Matemática. Como resultado encontramos 11 trabalhos sendo que, cinco estão relacionados aos gestos de professores e seis aos gestos dos estudantes. Quanto aos que envolvem docentes apenas dois classificaram e analisaram os gestos realizados. Nos artigos referentes aos estudantes, apenas um citou os gestos e não os utilizou para análise.  Do total, oito realizaram estudos a partir de conteúdos geométricos, nos quais percebemos que, independentemente do público, os gestos estavam relacionados diretamente com a fala ou foram utilizados para apontar os entes geométricos presentes no discurso. De maneira geral, os artigos mostraram que os gestos ajudam a externalizar conhecimentos dos professores ou estudantes.

Palavras-chave: Geometria. Gestos. Professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Tiemme de Castro, L., & Pinto Leivas, J. C. (2025). A RELAÇÃO ENTRE GESTOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ARTIGOS DE QUALIS A. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(2), 83–99. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22148
Loading...