APREENSÕES FIGURAIS EM PROVAS DA PRIMEIRA FASE DA OBMEP NÍVEIS 1 E 2 (2005 - 2022) SOBRE A GRANDEZA GEOMÉTRICA ÁREA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i2.22884Resumo
O presente artigo trata da importância das relações entre os registros figurais e discursivos em Geometria, em específico para o estudo da grandeza geométrica área. Para tanto, fundamenta-se a partir de registros de representação semiótica com ênfase nas apreensões figurais e no modelo teórico de área como grandeza e nas situações que dão sentido ao conceito de área. Assim, o objetivo do artigo é analisar como é apresentado o conceito de área de figuras planas em questões da primeira fase da OBMEP referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando apreensões figurais e situações que dão sentido ao conceito. A partir da pesquisa documental realizada, considerando pressupostos da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016), verificou-se que as questões abordam situações de: medição e comparação; medição, comparação e produção; comparação; e comparação e produção. A única situação que não é identificada é a de conversão de unidade. Além disso, podem possibilitar a mobilização das apreensões perceptivas, discursivas e operatórias, bem como a desconstrução dimensional das formas. Espera-se que o estudo realizado possa contribuir para a prática docente de professores de Matemática, uma vez que foram identificadas questões sobre a grandeza área que permitem diferentes operações figurais.
Palavras-chave: OBMEP. Registros de Representação Semiótica. Área.
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