REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE

REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE

Autores

  • Katia Henn Gil Secretaria Municipal de Viamão
  • Vera Lucia Felicetti UNILASALLE – CANOAS/RS

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.4663

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Henn Gil, Secretaria Municipal de Viamão

Atualmente atuo no Ensino Fundamental II, com o componente curricular Matemática.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Gil, K. H., & Felicetti, V. L. (2016). REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 1(1), 19–35. https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.4663
Loading...