REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.4663Resumo
Neste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |