A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE

A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE

Autores

  • Célio de Mendonça Clemente Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Denize da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v2i1.6156

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.

Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio de Mendonça Clemente, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2010), Especialização em Educação Matemática pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Possui Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Ceará - Instituto UFC Virtual. Atualmente é Professor Efetivo de Matemática da rede municipal do município de Caririaçu/CE, atuando na Escola de Ensino Fundamental Paulo Barbosa Leite e Professor Efetivo da Rede Estadual do Estado do Ceará atuando na Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo. Tem experiência na área de Matemática e na área de Gestão Escolar, tendo atuado como Coordenador Escolar na Escola de ensino Fundamental e Médio São Pedro, da Rede Estadual de Ensino do Ceará e já atuou na área de Direitos da Criança e do Adolescente como Conselheiro Tutelar do município de Caririaçu/CE. Atualmente está cursando o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e cursando Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Clemente, C. de M., & Souza, D. da S. (2017). A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 2(1), 17–33. https://doi.org/10.34179/revisem.v2i1.6156
Loading...