Software GeoGebra: uma proposta de ensino para potencializar a interpretação gráfica da função quadrática

Software GeoGebra: uma proposta de ensino para potencializar a interpretação gráfica da função quadrática

Autores

  • Elisama de Mendonça Felipe Colégio Pedro II
  • Edite Resende Vieira Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.9939

Resumo

Neste artigo apresentamos reflexões acerca das ações que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio empreenderam em uma sequência de atividades, utilizando a tecnologia digital. Tais reflexões originaram-se de alguns episódios de pesquisa de mestrado profissional, em andamento, que se propôs a analisar em que medida a utilização do software GeoGebra pode auxiliar os alunos na interpretação gráfica da função quadrática. O referencial teórico foi construído a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval; e dos estudos de Bairral sobre os dispositivos móveis na Educação Matemática. No tocante à metodologia de estudo, optamos pela concepção de Zabala referente à sequência didática como prática educativa.  A análise interpretativa revelou que as atividades no respectivo software possibilitaram uma abordagem diferenciada, uma vez que proporcionou reflexões dos discentes relacionadas aos conceitos, às propriedades e à interpretação gráfica da função quadrática. Ficou evidente também que a visualização simultânea das representações gráfica e algébrica, propiciada pelo GeoGebra, favoreceu o estabelecimento de relações entre tais representações pelos alunos. Além disso, os dados sinalizaram que os alunos apresentaram dificuldade em utilizar a língua materna para registrar suas observações sobre o comportamento da função.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisama de Mendonça Felipe, Colégio Pedro II

Professora de Matemática das Secretarias Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II.

Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Felipe, E. de M., & Vieira, E. R. (2019). Software GeoGebra: uma proposta de ensino para potencializar a interpretação gráfica da função quadrática. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 104–119. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.9939
Loading...