Traduzindo o quarto livro do lipograma fulgenciano
Palavras-chave:
Filosofia, Literatura, Interdisciplinaridade, TraduçõesResumo
Oferta-se, neste trabalho, a primeira tradução para a língua portuguesa e a primeira do mundo realizada lipogramaticamente do quarto livro (Ausente D) da obra De aetatibus mundi et hominis (Das idades do mundo e da humanidade), atribuída ao escritor tardo-antigo e possivelmente advogado ou professor Fábio Plancíades Fulgêncio, a partir da edição fixada por Rudolf Helm (1898). Fulgêncio é, por vezes, asso- ciado a um jurista, teólogo, orador ou professor, muito embora, de fato, sua biografia não apresente vasta documentação comprobatória supérstite, tendo sido nutridas inúmeras discussões a seu respeito. Para seu conhecimento, muitos investigadores usam fontes indiretas, que englobam citações feitas por outros escritores e referências intratextuais, havendo especial destaque para o prólogo do livro I das Mythologiae...
Referências
ALMEIDA, Shirlei. A ‘Expositio Sermonum Antiquorum’, de Fulgêncio, o Mitógrafo: estudo introdutório, tradução e notas. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) PPGLitCult, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
AMARANTE, José. O livro das Mitologias de Fulgêncio. Os mitos clássicos e a filosofia moral cristã. Salvador: Edufba, 2019.
FULGENTII, F. Opera. Edição de Rudolf Helm. Lipsiae: Teubner, 1898.
MANCA, M. Le età del mondo e dell’uomo. Allesandria: Edizioni dell’Orso, 2003.
MOREIRA, Raul. A “Exposição dos conteúdos de Virgílio”, de Fulgêncio: estudo introdutório e tradução anotada. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) PPGLitCult, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
WHITBREAD, L. G. Fulgentius, The Mithographer. Ohio: State University Press, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.