O gótico e os limites do iluminismo: o caso Wuthering heights

Autores

  • Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro Departamento de Filosofia/UFS

Resumo

Trata-se, em um primeiro momento, de examinar a obra O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, com vistas a estabelecer os aspectos que permitem associá-la à tradição gótica. Em seguida, considerar-se-á de que maneira essa filiação permite que a obra em questão seja lida como uma tentativa de recusa não apenas do que veio a ser chamado de gótico feminino, mas também, principalmente, do modelo de sociabilidade estabelecido por parte da filosofia das luzes britânicas, notadamente no que diz respeito a aspectos como a polidez e o tratamento destinado às mulheres.

PALAVRAS-CHAVE: Gótico. Iluminismo. O morro dos ventos uivantes.

 

ABSTRACT

At first, we shall examine Wuthering heights, by Emily Brontë, in an attempt to determine the aspects which would authorize an association between the novel and the gothic tradition. Afterwards, we shall consider the ways in which this affiliation allow Wuthering Heights to be read as an attempt to refuse not only what came to be called the female gothic, but also, first and foremost, the model of sociability established by the British Enlightenment, notably when it comes to points such as politeness and the place to be occupied by women.

KEYWORDS: Gothic. Enlightenment. Wuthering heights.

Referências

ADDISON, Joseph e STEELE, Richard. The Spectator. Disponível em: http://www2.scc.rutgers.edu/spectator/complete.html. Acesso em 20/06/2017.

AUSTEN, Jane. The complete novels. Ware: Wordsworth, 2007.

BEAUVAIS, Jennifer. “Domesticity and the female demon in Charlotte Dacre’s Zofloya and Emily Brontë’s Wuthering Heights”. Romanticism on the Net, n. 44, 2006. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/ron/2006-n44-ron1433/013999ar/.

BRONTË, Emily. Wuthering Heights. New York: Bantam Books, 1981.

BYRON, Lord, George Gordon. Manfred. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/20158/20158-h/20158-h. Acesso em 29/06/2017.

CERON, Cristina. “Emily and Charlotte Brontë’s Rereading of the Byronic hero”. Révue Lisa, 2010. Disponível em http://lisa.revues.org/3504. Acesso em 28/06/2017.

HUME, David. Essays Moral, Political and Literary. Indianapolis: Liberty Fund, 1985.

JOHNSON, Samuel. Rasselas, Prince of Abyssinia. Disponível em: http://www.gutenberg.org/files/652/652-h/652-h. Acesso em 29/06/2017.

MCKEE, Patricia. “Racialization, Capitalism, and Aesthetics in Stoker’s ‘Dracula’”. Novel: a forum on fiction, vol. 36, pp. 42-60. Durham: Duke University Press, 2002.

MEYER, Stephenie. Twilight. New York: Little, Brown and Company, 2011. MOERS, Ellen. Literary Women. New York: Oxford University Press, 1972.

RADCLIFFE, Ann. “On the supernatural in poetry”. Disponível em: http://seas3.elte.hu/coursematerial/RuttkayVeronika/radcliffe_sup.pdf. Acesso em 28/06/2017.

SHELLEY, Mary Wollstonecraft. Frankenstein. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/84/84-h/84-h. Acesso em 28/06/2017.

STOKER, Bram. Dracula. Disponível em: http://www.gutenberg.org/files/345/345-h/345-h. Acesso em 28/06/2017.

WALPOLE, Horace. The Castle of Otranto. Disponível em: http://www.gutenberg.org/files/696/696-h/696-h. Acesso em 28/06/2017.

Publicado

23-01-2018

Como Citar

BALIEIRO, Marcos Fonseca Ribeiro. O gótico e os limites do iluminismo: o caso Wuthering heights. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 10, p. 79–84, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/apaloseco/article/view/8259. Acesso em: 18 out. 2024.