Romain Gary, uma filosofia do amor
Palavras-chave:
Romance francês. Romain Gary. Filosofia. Amor.Resumo
Literatura e Filosofia se originam a partir da proposição de respostas a questões que envolvem o eu, o outro, a existência, o conhecimento, o amor, a morte, o bem, o mal, assim como todos os vícios e virtudes, ainda que o texto literário não se origine especificamente da necessidade de encontrar tais respostas, em um movimento de aspiração por verdades, como o faz o texto filosófico. Dessa forma, se, por um lado, atinge-se à verdade por meio da razão e de argumentos, por outro, a verdade é atingida a partir da criação artística e da ficcionalização da experiência do ser e de ser. Em se tratando dos romances de Romain Gary, a experiência dos afetos, e sobretudo do amor, são tão determinantes para o desenrolar da narrativa quanto o desencadeamento dos fatos de modo que as manifestações do amor ocupem um lugar central na trama. Considerando o princípio de que tanto a filosofia quanto a literatura possibilitam o conhecimento das questões mais essenciais do Indivíduo e da sua experiência no mundo, esse artigo fundamenta-se no estudo de filosofia moral, desenvolvido por Nussbaum (1990), no qual a busca filosófica pelo conhecimento é guiada pela análise literária, objetivando analisar de que maneira a obra romanesca de Romain Gary contribui para a compreensão das relações definidas por meio de um termo tão abrangente quanto o amor, a partir da hipótese de que a ironia é o elemento linguístico que atribui ao conteúdo ficcional e narrativo seu caráter filosófico.
Referências
CHAVEL, S. Martha Nussbaum et les usages de la littérature en philosophie morale. Revue philosophique de la France et de l’étranger, vol. 137, no. 1, 2012, pp. 89-100. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-philosophique-2012-1-page-89.htm. Acesso em: 01 jul 2021.
GARY, R. L’angoisse du roi Salomon. Paris: Mercure de France, 1979a.
GARY, R. Les clowns lyriques. Paris: Gallimard, 1979b.
GARY, R. Clair de femme. Paris: Gallimard, 1977.
GARY, R. Pseudo. Paris: Mercure de France, 1976.
GARY, R. Gros-Câlin. Paris: Mercure de France, 1974a.
GARY, R. La nuit sera calme. Paris: Gallimard, 1974b.
JANKÉLÉVITCH, V. L’ironie. Paris: Flammarion, 1964.
NUSSBAUM, M. Love’s knowledge : essays on philosophy and literature. New York: Oxford University Press, 1990.
VIEILLARD-BARON, J.-L., Littérature et philosophie. Revue philosophique de la France et de l’étranger, vol. 137, no. 1, 2012, pp. 3-13. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-philosophique-2012-1-page-3.htm. Acesso em: 01 jul 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.