PASCAL, JUSTIÇA(S) E PODER(ES) Convite ao Estudo da Filosofia Jurídica e Política em Blaise Pascal
Resumo
Senhor de um estilo vivo e de uma retórica persuasora, respeitado cientista e matemático consagrado, teólogo, ou pelo menos apologeta, vigoroso e temível, Pascal é tido como uma das maiores inteligências e dos mais belos verbos do Pensamento francês. Contudo, as suas reflexões filosóficas sobre o Direito, a Justiça e o Poder e os poderosos são menos conhecidas, ou resumem-se ao anedótico. Neste artigo, depois de termos recordado várias facetas desta figura cimeira da cultura europeia, procuramos sublinhar o seu contributo especulativo para o Direito, e pôr em relevo mais que a sua actualidade, que é inegável, o visível compromisso do autor com o que julga ser a Verdade. Mesmo num terreno proverbialmente atreito a enleios e manipulações, como este das leis e da política.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-16
Como Citar
DA CUNHA, Paulo Ferreira. PASCAL, JUSTIÇA(S) E PODER(ES) Convite ao Estudo da Filosofia Jurídica e Política em Blaise Pascal. Diké (UFS), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 155 a 161, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/2879. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, no ato de submissão, sendo responsável pessoalmente pelas ideias nele contidas.