Chamada para o Dossiê Temático “Comunicação e marxismo: contribuições históricas, desafios do presente”

2023-01-19

A Revista EPTIC lança chamada para o Dossiê Temático “Comunicação e marxismo: contribuições históricas, desafios do presente”, que será coordenado pelos professores Manoel Dourado Bastos (UEL) e Pablo Nabarrete Bastos (UFF). O dossiê comporá a segunda edição da EPTIC em 2023, que será publicada em agosto. Artigos podem ser enviados até 30 de abril.

Em diversos momentos de sua trajetória, o marxismo se dedicou, de um modo ou de outro, a desenvolver argumentos sobre temas relativos à Comunicação. Mesmo Marx, que viveu num contexto em que o caráter massificado e industrial da comunicação ainda não estava no horizonte e as telecomunicações apenas engatinhavam com a implantação do telégrafo na esteira do desenvolvimento das ferrovias, pensou, por exemplo, sobre aspectos do jornalismo, assim como desenvolveu de maneira conceitualmente pertinente argumentos sobre a questão da ideologia, o fetichismo da mercadoria e outros aspectos essenciais para o pensamento comunicacional.

Pensadores marxistas como Lênin e seus estudos sobre agitação e propaganda, o uso do jornal como organizador coletivo, Gramsci e as questões relativas à hegemonia, Mariátegui e o uso do jornalismo para a causa do socialismo indo-americano, Althusser e os Aparelhos Ideológicos de Estado, para citar alguns clássicos, ofereceram elementos decisivos para autoras e autores próprios ao campo da Comunicação. Outros, reconhecidos como mais internos ao pensamento comunicacional, como a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, os Estudos Culturais de Raymond Williams e a crítica do imperialismo cultural de Armand Mattelart, têm suas bases conceituais calcadas no marxismo. Particular importância para a Comunicação assume o debate estético marxista, com as perspectivas de Brecht, Lukács e Benjamin, dentre outros. As vertentes da Comunicação Popular e da Economia Política da Comunicação, por sua vez, reivindicam o marxismo como pedra angular de suas abordagens. De maneira que é possível afirmar que o marxismo e o pensamento comunicacional mantêm uma relação fundamental em diversos planos.

Numa época em que, por um lado, a arena política está permeada pelo uso incessante de instrumentos de comunicação para a manipulação da opinião pública e que, por outro, a exploração do trabalho cada vez mais se funde com aparatos próprios à comunicação, implicando em transformações no mundo do trabalho e nas formas de organização e luta da classe trabalhadora, torna-se imprescindível reafirmar essa fundamental relação entre marxismo e pensamento comunicacional.

Nesse sentido, o presente dossiê encoraja o envio de artigos que tanto apontem para diferentes aspectos teóricos dessa relação como enfrentem o estudo de fenômenos concretos a partir das categorias marxistas. Sem prejuízos de outras, esperam-se contribuições sobre:

a) A contribuição do marxismo na configuração do campo da comunicação

b) Análises sobre imperialismo e trabalho no século XXI, em articulação com o atual sistema de comunicação

c) A batalha da cultura frente ao novo sistema global de informação e comunicação, baseado na internet e nas plataformas digitais

d) A centralidade da informação e comunicação no modo de produção capitalista e seus impactos sociais e políticos

e) Atualidade de conceitos marxistas, entre os quais alienação, ideologia, valor e subsunção do trabalho

f) Contradições do desenvolvimento das forças produtivas e crítica ao fetichismo tecnológico

g) Perspectivas marxistas sobre crise capitalista, classe social e sua interface com as mudanças nas comunicações

h) Comunicação e lutas populares