O direito à comunicação nas constituições sul-americanas - interface entre a conclamação e o reconhecimento de direitos relacionados à comunicação

Autores

  • Renan Schlup Xavier - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (Brasil) Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave:

Políticas de Comunicação. América Latina. Constituição. Direito à Comunicação

Resumo

Este artigo visa articular a relação entre a conclamação de direitos relativos à comunicação, estabelecida a partir de movimentos globais ou regionais que os fundamentam, e o seu reconhecimento a partir da positivação constitucional. No primeiro momento, identifica-se os movimentos de conclamação de direitos. Depois, identifica-se quais direitos são conclamados a cada movimento, definindo uma sistematização e a trajetória dos direitos no campo da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Schlup Xavier - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (Brasil), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), graduado em Jornalismo (UFSC) e graduação incompleta em Direito (Unioeste). Membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec). Jornalista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

Xavier - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (Brasil), R. S. (2015). O direito à comunicação nas constituições sul-americanas - interface entre a conclamação e o reconhecimento de direitos relacionados à comunicação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(2), 103–119. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/103

Edição

Seção

DOSSIÊ PERPECTIVAS E DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS DE REGULAÇÃO DA MÍDIA