Como as plataformas digitais provocaram uma ruptura no modelo de jornalismo consolidado no século XX
Palavras-chave:
Jornalismo, Plataformas, Modelos de negócios, Práticas Jornalísticas, Valores-notíciaResumo
A indústria jornalística enfrenta uma crise. Neste artigo, sistematizamos as múltiplas facetas desta crise a partir de revisão bibliográfica e documental, sintetizando as razões exploradas por outros pesquisadores, de forma a conectá-las e traçar um panorama organizado da ruptura do jornalismo em um cenário desequilibrado pela influência desproporcional das plataformas digitais. Organizamos os diversos fatores da disrupção do jornalismo a partir de três pilares: modelo de negócio, práticas jornalísticas e valores-notícia. Entendemos que elencar, explicar e conectar os tipos de disrupção na profissão possibilita pensar como o jornalismo pós-industrial se estrutura, e apontar caminhos para a pesquisa sobre esta realidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.