Plataformização e trabalho algorítmico: contribuições dos Estudos de Plataforma para o fenômeno da uberização
Resumo
A pesquisa empregou metodologia mista e experimental, combinando entrevistas em profundidade com quatro motoristas Uber de Belo Horizonte, observação de grupos de motoristas no Whatsapp e no Facebook e estudo da materialidade técnica do aplicativo de trabalho, o Uber Driver. O artigo propõe discussão do que vem sendo nomeado de “uberização do trabalho” à luz das contribuições dos Estudos de Plataforma, caracterizando o fenômeno como uma manifestação do trabalho algorítmico e plataformizado. Reivindica-se um olhar que o compreenda a partir das materialidades da mediação técnica implicada no trabalho dos motoristas Uber e do gerenciamento algorítmico da força de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.