Plataformização e trabalho algorítmico: contribuições dos Estudos de Plataforma para o fenômeno da uberização
Resumo
A pesquisa empregou metodologia mista e experimental, combinando entrevistas em profundidade com quatro motoristas Uber de Belo Horizonte, observação de grupos de motoristas no Whatsapp e no Facebook e estudo da materialidade técnica do aplicativo de trabalho, o Uber Driver. O artigo propõe discussão do que vem sendo nomeado de “uberização do trabalho” à luz das contribuições dos Estudos de Plataforma, caracterizando o fenômeno como uma manifestação do trabalho algorítmico e plataformizado. Reivindica-se um olhar que o compreenda a partir das materialidades da mediação técnica implicada no trabalho dos motoristas Uber e do gerenciamento algorítmico da força de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.