Trabalho da audiência e renda informacional no Facebook e YouTube
Palavras-chave:
renda informacional, plataformas sociodigitais, Facebook, YouTube, trabalho gratuitoResumo
Este artigo tem por objetivo examinar o ciclo de acumulação de capital nas plataformas sociodigitais (PSDs) produtoras de audiência, mais especificamente Facebook e YouTube. Argumentamos que o processo de acumulação de capital nessas plataformas obedece à lógica proposta por Marx para os meios de transporte e comunicações. Por outro lado, nas condições do capitalismo contemporâneo, essas plataformas mobilizam também as atividades lúdicas ou profissionais de seus usuários como trabalho, embora não pago, produtor de valor e mais-valor. Esse trabalho gera dados que as PSDs monopolizam, deles extraindo rendas informacionais com as quais remuneram o capital financeiro nelas investido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.