Evolução de alguns indicadores de inclusão digital no Brasil nos primeiros anos do século XXI
Palavras-chave:
Inclusão Digital,Resumo
O objetivo do presente trabalho é, em primeiro lugar, avaliar quantitativamente o fenômeno da inclusão digital no Brasil nos primeiros anos do século XXI, quando houve sem dúvida uma forte expansão não somente do número de pessoas com acesso à internet, mas também do número de hosts na internet e também um aumento expressivo de uso da tecnologia da informação pelasempresas. Em segundo lugar, pretende-se arrolar alguns argumentos que chamem a atenção para o fato de que a inclusão digital não deve ser avaliada apenas por seus aspectos quantitativos, sendo importante levar em conta também aspectos qualitativos. Para isso, defende-se a idéia de que a elaboração de políticas públicas de inclusão digital – embora extremamente necessária – não é suficiente para promover mudanças na qualidade de vida e ascensão social da população digitalmente incluída caso não sejam também acompanhadas de outras políticas estruturantes que conduzam a melhorias do padrão distributivo brasileiro e democratização dos meios de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.