DIREITO À COMUNICAÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MARCHA DA MACONHA

Autores

  • Fernando Oliveira Paulino - Universidade de Brasília - UNB/Brasil Universidade de Brasília - UNB/Brasil
  • Jernonimo Calorio Pinto - Universidade de Brasília - UNB/Brasil Universidade de Brasília - UNB/Brasil

Palavras-chave:

Liberdade de expressão, direito à comunicação, direito à reunião, Marcha da Maconha.

Resumo

O artigo busca refletir sobre decisões de Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal; e do Supremo Tribunal Federal (STF) relativa a organizações da Marcha da Maconha e o direito à comunicação. A pesquisa leva em conta o contraste entre as proibições ao evento em âmbito estadual e a decisão do STF que permitiu a realização das Marchas a partir de 2011, quando a matéria tramitou e recebeu a autorização dos ministros por meio de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 187). Através da análise baseada em pesquisa bibliográfica de assuntos relacionados para a formulação do referencial teórico associado à hermenêutica da profundidade (THOMPSON, 2002), utiliza-se do escopo do direito à comunicação, da liberdade de expressão e do direito de reunião para comparar diferenças e semelhanças entre as decisões judiciais. Enquanto alguns tribunais que proibiram interpretaram como danoso à sociedade um movimento que supostamente fazia apologia às drogas, outras instâncias estaduais e o STF consideraram como vitais à democracia movimentos que visem à liberdade de expressão por meio da disputa de ideias, base da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Oliveira Paulino - Universidade de Brasília - UNB/Brasil, Universidade de Brasília - UNB/Brasil

Doutor, Mestre e Bacharel em Comunicação, Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Coordenador do Grupo "Ética, Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação" e Diretor da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação.

Jernonimo Calorio Pinto - Universidade de Brasília - UNB/Brasil, Universidade de Brasília - UNB/Brasil

Bacharel em Comunicação pela Universdidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Paulino - Universidade de Brasília - UNB/Brasil, F. O., & Pinto - Universidade de Brasília - UNB/Brasil, J. C. (2013). DIREITO À COMUNICAÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MARCHA DA MACONHA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 162–176. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1363