Jornalismo, Marxismo e Economia Política da Comunicação

um Mapeamento em Periódicos Brasileiros de Comunicação e Informação no Século XXI

Autores

Resumo

O texto apresenta um mapeamento de artigos envolvendo pesquisas sobre jornalismo e suas interseções com o marxismo e a Economia Política da Comunicação (EPC) no século XXI. Fazemos um balanço dos principais temas e preocupações que motivam os pesquisadores que usam o marxismo e a EPC para entender o jornalismo. O objetivo é compreender a evolução desse tipo de pesquisa em periódicos brasileiros de Comunicação e Informação durante o presente século. Para atingirmos tal objetivo realizamos uma análise de conteúdo em um corpus de 38 artigos a partir da busca em base de dados de periódicos.

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Biografia do Autor

Carlos Figueiredo, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Comunicação (UFPE) e Jornalista. Secretário-Geral da Ulepicc-Brasil. Membro do Grupo Obscom-Cepos

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Publicado

2020-10-10

Como Citar

Figueiredo, C. (2020). Jornalismo, Marxismo e Economia Política da Comunicação: um Mapeamento em Periódicos Brasileiros de Comunicação e Informação no Século XXI. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(3), 103–121. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/13773