Arquiteturas em disputa: ativistas P2P e a indústria da intermediação
Palavras-chave:
arquiteturas de comunicação, cultura hacker, indústrias da intermediação, commons, P2PResumo
O texto observa as controvérsias em torno da arquitetura da Internet. Analisa o conflito entre a ideologia dos pioneiros da rede - influenciada pela cultura hacker - e as metas de indústria de intermediação (reunião das companhias de telecomunicações e empresas de copyright). Explora como o avanço do P2P deu origem a uma série de reações políticas, econômicas e tecnológicas, contra a colaboração e as práticas da recombinantes. O estudo confronta a relação entre a propriedade informacional comum - baseadas no compartilhamento - e sua apropriação privada - centrando-se na expansão da propriedade privada sobre as ideias e sobre os fluxos de informação. Indica a ambivalência das tendências sobre a economia das redes digitais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.