Arquiteturas em disputa: ativistas P2P e a indústria da intermediação

Autores

  • Sergio Amadeu da Silveira Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

arquiteturas de comunicação, cultura hacker, indústrias da intermediação, commons, P2P

Resumo

O texto observa as controvérsias em torno da arquitetura da Internet. Analisa o conflito entre a ideologia dos pioneiros da rede - influenciada pela cultura hacker - e as metas de indústria de intermediação (reunião das companhias de telecomunicações e empresas de copyright). Explora como o avanço do P2P deu origem a uma série de reações políticas, econômicas e tecnológicas, contra a colaboração e as práticas da recombinantes. O estudo confronta a relação entre a propriedade informacional comum - baseadas no compartilhamento - e sua apropriação privada - centrando-se na expansão da propriedade privada sobre as ideias e sobre os fluxos de informação. Indica a ambivalência das tendências sobre a economia das redes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Amadeu da Silveira, Faculdade Cásper Líbero

Sergio Amadeu da Silveira é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. É doutor e mestre em ciência política pela USP. Autor de várias publicações, entre elas: Exclusão Digital a Miśeria na Era da Informação, e, Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

da Silveira, S. A. (2011). Arquiteturas em disputa: ativistas P2P e a indústria da intermediação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/146