Combate à Desinformação na Pandemia da Covid-19
Ações Afirmativas das Plataformas Digitais
Resumo
Este artigo propõe-se a refletir sobre as ações implementadas pelas plataformas digitais Facebook e WhatsApp para o combate à desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017) durante a pandemia da Covid-19. Considerando fatores relacionados à ascensão dessas plataformas e seus modelos de negócios (MOROZOV,2018), realizamos um estudo de caso a partir de pesquisa documental das políticas e medidas anunciadas pelas plataformas, problematizando essas ações a partir das noções de consenso algorítmico e solucionismo digital (MOROZOV, 2018, 2020). Com a identificação da ação reativa, concluímos que fortalecer uma relação de dependência com essas empresas e seus algoritmos para esse combate é insuficiente e perigoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.