A comunicação dominada pelas “big techs” digitais

Superabundância informativa, espetáculo, alienação e fabricação sentido no mundo algorítmico

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre como a convergência e hibridização das formas de comunicação no meio digital e a ubiquidade das redes sociais estão aprofundando a sociedade do espetáculo descrita por Debord e radicalizando os processos de alienação nas relações de produção descritas por Marx. Nessa perspectiva, busca trazer uma discussão sobre o papel que os algoritmos cumprem no interior dessas plataformas, ao atuarem como mediadores dos fluxos e dinâmicas de distribuição de conteúdos, e como esse processo pode impactar a esfera pública de debate e o agir comunicativo, conforme os conceitos desenvolvidos por Habermas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Mielli, R., & Vinícius Romanini, A. (2021). A comunicação dominada pelas “big techs” digitais: Superabundância informativa, espetáculo, alienação e fabricação sentido no mundo algorítmico. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 23(1), 142–161. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/14658