A comunicação dominada pelas “big techs” digitais
Superabundância informativa, espetáculo, alienação e fabricação sentido no mundo algorítmico
Resumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre como a convergência e hibridização das formas de comunicação no meio digital e a ubiquidade das redes sociais estão aprofundando a sociedade do espetáculo descrita por Debord e radicalizando os processos de alienação nas relações de produção descritas por Marx. Nessa perspectiva, busca trazer uma discussão sobre o papel que os algoritmos cumprem no interior dessas plataformas, ao atuarem como mediadores dos fluxos e dinâmicas de distribuição de conteúdos, e como esse processo pode impactar a esfera pública de debate e o agir comunicativo, conforme os conceitos desenvolvidos por Habermas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.