Economia política e comunicação: de Vico ao século XXI

Autores

  • Cesare Giuseppe Galvan

Palavras-chave:

conhecimento, meios de comunicação, economia, verum factum

Resumo

Verum factum: o homem conhece o que ele mesmo faz. Esse princípio norteia toda a epistemologia de Vico (1668-1744). Com base no mesmo, pode-se formular uma hipótese explicativa da história dos modernos meios de comunicação. No caso de Vico, a prmeira implicação do verum factum foi de concentrar o enfoque sobre os feitos humanos na constituição das nações. Mas o mesmo princípio pode esclarecer por que motivos os progressos da inventividade humana se concentraram no desenvolvimento de meios de comunicação e foram aceitos e se tornaram de uso difuso, tendencialmente universal. Conjuntamente com os meios de comunicação desenvolveu-se a economia – quer como procedimento prático (o capital de produção e de circulação), quer como ciência analítica.

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Publicado

2011-12-05

Como Citar

Galvan, C. G. (2011). Economia política e comunicação: de Vico ao século XXI. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/151