Economia política e comunicação: de Vico ao século XXI
Palavras-chave:
conhecimento, meios de comunicação, economia, verum factumResumo
Verum factum: o homem conhece o que ele mesmo faz. Esse princípio norteia toda a epistemologia de Vico (1668-1744). Com base no mesmo, pode-se formular uma hipótese explicativa da história dos modernos meios de comunicação. No caso de Vico, a prmeira implicação do verum factum foi de concentrar o enfoque sobre os feitos humanos na constituição das nações. Mas o mesmo princípio pode esclarecer por que motivos os progressos da inventividade humana se concentraram no desenvolvimento de meios de comunicação e foram aceitos e se tornaram de uso difuso, tendencialmente universal. Conjuntamente com os meios de comunicação desenvolveu-se a economia – quer como procedimento prático (o capital de produção e de circulação), quer como ciência analítica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.