Sleeping Giants: a ofensiva moral dos gigantes adormecidos contra o novo regime de desinformação

pt

Autores

  • Arthur Coelho Bezerra IBICT
  • Juliano Borges IBICT

Resumo

Analisa o enfrentamento do Sleeping Giants à desinformação por meio da desmonetização de sites produtores de conteúdos maliciosos.Com base em análises de posts e interações no Twitter, além de entrevista, apresentamos táticas, alvos e tipo de linguagem que Sleeping Giants utiliza para combater a desinformação na internet.Concluímos que a ofensiva do movimento é capaz de enfraquecer economicamente sites desinformativos e de contribuir para a geração de uma consciência sobre o problema moral de lucrar com discursos de ódio, embora não se oriente para transformar a lógica de vigilância de dados pessoais, sob a qual está estruturado o regime de desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Coelho Bezerra, IBICT

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado também pela UFRJ. Mestre em Sociologia pelo antigo IUPERJ. Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTIC), com bolsa de produtividade do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIIBICTUFRJ). Líder do grupo de pesquisa Escritos - Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social.

Juliano Borges, IBICT

Jornalista (UFRJ) e doutor em Ciência Política pelo antigo IUPERJ com pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor titular do curso de Comunicação Social do IBMEC e integrante do grupo de pesquisa Escritos - Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Coelho Bezerra, A., & Borges, J. (2021). Sleeping Giants: a ofensiva moral dos gigantes adormecidos contra o novo regime de desinformação: pt. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 23(1), 178–195. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/15348