O ideal utópico do direito humano à comunicação como inspiração para a NOMIC e para a compreensão dos fluxos comunicacionais em um mundo sem fronteiras
Resumo
O texto resgata o artigo de 1969 “Os satélites de comunicações e o direito à comunicação”, de Jean d’Arcy, que antecipou os debates originários do Relatório MacBride e influenciou pesquisas, políticas e gestões midiáticas nas últimas décadas.A proposta era de ampliação do direito à informação para um amplo direito humano à comunicação.A reflexão aqui é de como tal conceito permanece atual. Mesmo em um mundo com muitas vozes, devido ao acesso ampliado às tecnologias, os fluxos continuam sendo dominados por corporações, ou, quando gerados ou compartilhados individualmente, têm sido dominados por desinformações, discursos de ódio e contra os direitos humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.