La Televisión Nacional del Uruguay: TNU - Una aproximación desde la Economía Política de la Comunicación

Autores

  • Gianela Turnes - Universidad de la República - UR/Uruguai Universidad de la República - Uruguai

Palavras-chave:

Televisão, Uruguai, Economia Política da Comunicação

Resumo

O artigo è um dos produtos da pesquisa referida ao sistema da televisão do Uruguai no marco da Maestria em Informação e Comunicação. Ele discorre alguns aspectos da ação e gestão do canal nacional da televisão do Uruguai a partir do enfoque da Economia Política da  Comunicação  Latino-americana. Particularmente, contrastam se os postulados teóricos y metodológicos propostos por César Bolaño, a partir da sua concepção  da mediação como categoria chave para a compreensão do campo da comunicação. Partindo desse conceito, e da análise do papel da publicidade e da propaganda na industria cultural, assim como da consideração do fenômeno subjacente da subsunção real do trabalho intelectual no capital, observa-se o caso da TNU (Televisión Nacional do Uruguay), inserido num mercado de televisão que aproxima-se de um modelo regulacionista, propondo uma interpretação do seu padrão  tecno-estético na conjuntura atual.

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Biografia do Autor

Gianela Turnes - Universidad de la República - UR/Uruguai, Universidad de la República - Uruguai

Economista egresada de la Facultad de Ciencias Económicas y Administración, Universidad de la República, Uruguay. Maestranda en Información y Comunicación Universidad de la República, Docente del Departamento de Ciencias Humanas y Sociales de la Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República.

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

Turnes - Universidad de la República - UR/Uruguai, G. (2014). La Televisión Nacional del Uruguay: TNU - Una aproximación desde la Economía Política de la Comunicación. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 167–187. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/167