Os yanomami, cibernéticos por natureza
notas a partir do materialismo dialético de Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i1.17325Resumo
O ensaio relaciona o pensamento original brasileiro com o pensamento originário desta terra. De Álvaro Vieira Pinto, diferenciamos os entes cibernéticos por construção, fetiche de nossa era, com os cibernéticos por natureza, que englobam as diferentes formas de vida instrumentalizadas pelo capital. Da cosmogonia yanomami em “A queda do céu”, destacamos os xapiri, imagens ancestrais animais que educam qualidades multidimensionais, bem como o valor de fertilidade, a biodiversidade que provém recursos para a proliferação da vida. Na tentativa de contra-colonizar o povo da mercadoria, busca-se pensar a cibernética de modo aberto e dialético, em oposição à lógica binária do capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.