A presença das WebTVUs no YouTube

um estudo sobre a atuação e interação das emissoras universitárias na plataforma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.17689

Resumo

Este artigo analisa as WebTVUs sob o aspecto conceitual, bem como por meio de uma pesquisa quantitativa das 115 emissoras universitárias que atuam apenas na internet, especialmente no YouTube. Trata-se do total levantado no Mapa 4.0 das TVs Universitárias brasileiras, que subsidia o presente estudo. O objetivo é perceber de que forma essas emissoras atuam na maior mídia social de vídeos. Os dados apontam que em linhas gerais as WebTVUs utilizam os recursos da plataforma para interagir com a comunidade acadêmica e a sociedade. Mas também ficou evidente que ainda há muito a melhorar nessa atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Borges Oliveira, Universidade de Brasília

Jornalista da UnBTV - Canal Universitário de Brasília, doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - PPGCom/FAC/UnB, mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Faculdade UnB Planaltina - PPGP/FUP/UnB e diretor técnico da Associação Brasileira de Televisão Universitária- ABTU (2023-2025). 

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Oliveira, R. B. (2025). A presença das WebTVUs no YouTube: um estudo sobre a atuação e interação das emissoras universitárias na plataforma. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 27(1), 8–18. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.17689

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS