O Império das Agências: territórios, cartel e circulação da informação internacional (1859-1934)
Palavras-chave:
Agências de notícias, território, imperialismo.Resumo
Este artigo reconstitui a história e a geopolítica dos acordos de cartel entre as agências de notícias europeias do século XIX, tomando-os como gênese do atual sistema internacional de informação e seus desequilíbrios. Por meio da leitura dialógica entre autores que abordaram anteriormente o tema (Smith, Boyd-Barrett, Thussu, Wolff e outros), faz-se uma análise do processo de constituição das redes operacionais das agências como uma das infraestruturas de circulação do capital, particularmente em sua fase imperialista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.